As Escrituras ensinam o “tormento eterno” no Inferno?

A

tormento-eterno

A resposta é: Não! a Bíblia Sagrada não ensina o tormento eterno como castigo para os ímpios…na realidade isso é algo detestável para Deus, porque Deus é Amor (1 João 4.8); também, entenderemos que a vida eterna é uma dádiva gratuita dada por Deus aos justos, mas que não é concedido aos ímpios como castigo; veja neste Estudo:

A doutrina que ensina a existência de um “inferno de fogo” tem preocupado muitas pessoas de todas as eras. Pensadores têm rejeitado o cristianismo por causa de tal crença; jovens têm abandonado a religião, pois pensam: “não posso crer em um Deus que, para demonstrar Sua justiça, tenha de atormentar eternamente a alma de alguém no fogo; Ele não pode existir…”. Tudo isso poderia ser evitado, caso fosse feito um estudo correto, sincero e fiel da Bíblia e se fossem usadas devidamente a regras de interpretação do verso bíblico antes de tirar uma conclusão definitiva – uma dessas regras de estudo da Bíblia é: levar em conta todos os textos das Escrituras que tratam do mesmo assunto. (Isaías 28:10) Professor Leandro Soares de Quadros

É de interesse notar, que algum tempo depois, que o primeiro homem Adão foi criado, o Criador o informou que o resultado de se comer de determinado fruto no paraíso, seria a morte (Gn 2.16-17), portanto, é óbvio que no jardim do Éden, onde tudo era perfeito, e não existia qualquer dor, agonia ou sofrimento, Adão com sua mente perfeita, só poderia ter raciocinado e por fim concluído que simplesmente deixaria de existir! assim como ele talvez tivesse reparado em como as flores brotavam, mas por fim murchavam e morriam! sabemos que ele também informou a sua mulher Eva acerca disso, pois quando a serpente a indagou, ela respondeu praticamente com as mesmas palavras do Criador (Gn 3.2-3); mas infelizmente tanto Adão como Eva desobedeceram ao Criador! Deus disse ao homem após o pecado consumado: “…porquanto és pó, e em pó te tornarás.” (Gn 3.19), se o resultado daquilo, fosse “tormento eterno”, Deus por ser justo, seria mais do que coerente e lógico ter informado o homem acerca disso, o quê você acha? Adão e Eva estão queimando até hoje à milênios no inferno de fogo? Porque o Senhor Deus não os informou acerca disso?

Estudaremos os principais textos que falam do “inferno” e do “castigo eterno” no contexto deles. Antes, convém estudarmos o significado dos termos hebraicos e gregos traduzidos erroneamente[2] pelo termo proveniente do latim “inferno”. O professor de Teologia Pedro Apolinário, em seu livro Explicação de Textos Difíceis da Bíblia, págs. 135 a 142, nos apresenta o estudo a seguir (foram feitas pequenas adaptações):

Vamos analisar:

1o: quais as palavras hebraicas e gregas que foram impropriamente traduzidas por inferno;

2o: o que significam estas palavras na língua original;

3o: as dificuldades em bem traduzi-las.

A doutrina de um inferno para tormento eterno é de origem pagã, foi aceita pela igreja dominante, na Idade Média, para intimidar os pagãos a aceitar as crenças católicas.

01_06_2012__fogodoinfernoMas, Deus não criou o homem para ser eterno?

É claro, que Deus criou o Homem para ser eterno! porém, quando este pecou perdeu o direito de viver para sempre, “porque o salário do pecado é a morte…” (Romanos 6.23), você deve entender que a morte é o oposto da vida, assim como o fogo é o inverso da água; não existe vida pós morte; assim como não existe frações de água no fogo e vice-versa; a Bíblia ensina claramente a condição dos mortos em Eclesiastes 9.5,10.: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma…Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria(ou projeto), nem ciência, (ou conhecimento) nem sabedoria alguma.” Portanto, todo aquele que ensina que existe vida após a morte, por melhor intencionando que seja, está na realidade dizendo exatamente o que o Diabo disse a Eva! Quem disse à Eva, que ela não morreria por comer do fruto proibido? Quem disse à Eva que ela seria como Deus, sabendo o bem e o mal? e qual foi o resultado? Quem provou que é um mentiroso, Deus ou o Diabo? (Ver também: Gênesis 3.19; Jó 34.15; Eclesiastes 3.20; 12.7; Romanos 6.23)

Análise das palavras erroneamente traduzidas por Inferno:

Hebraico: Sheol

Esse vocábulo aparece 62 vezes no Velho Testamento. Sheol era o lugar para onde iam os mortos, por isso é sinônimo de sepultura, ou lugar de silêncio dos mortos. Sheol nunca teve em hebraico a ideia de lugar de suplício (ou tormento) para os mortos. Sendo difícil traduzir o termo porque nenhuma palavra em português dá a exata idéia do significado original, o melhor é mantê-lo transliterado como fazem muitas traduções. A tradução brasileira não traduz nenhuma vez. Experimente traduzir sheol por inferno nestas duas passagens: Gênesis 42:38 e Jonas 2:1-2.

Grego: Hades

É usada apenas 10 vezes no Novo Testamento: Mateus 11:23; 16:18; Lucas 16:23; Atos 2: 27,31; Apocalipse 1:18; 6:8; 20:13,14 (1 Coríntios 15:55). A palavra “Hades” no Novo Testamento corresponde exatamente à palavra “Sheol” do Velho Testamento. No Salmo 16:10 Davi disse: “Pois não deixarás a minha alma no Sheol…”. O Apóstolo Pedro, usando esta passagem profética do Velho Testamento e que se cumpriu no Senhor Jesus Cristo, afirmou em Atos 2:27: Porque não deixarás a minha alma no hades…”; Oras, se o termo “Hades” for traduzido por “inferno” que geralmente é entendido como lugar ou estado de tormento eterno, como pode então o Santo e Perfeito Senhor Jesus morrer e passar 3 dias no inferno, sendo este o suposto lugar do demônio e de humanos sendo torturados indefinidamente? Outra prova da sua exata correspondência se encontra na tradução da Septuaginta, pois das 62 vezes que Sheol é usada no Velho Testamento, 61 vezes foi traduzida por hades.

Hebraico: Geena

Palavra hebraica transliterada para o grego geena, que se encontra nas seguintes 12 passagens: Mateus 5: 22, 29, 30; 10:28; 18:9; 23:15, 33; Marcos 9:43, 45, 47; Lucas 12:2; Tiago 3:6. Geena vem do vocábulo hebraico Ge Hinom ou Gé Ben Hinom – Vale de Hinom ou Vale do filho de Hinom. Nesse vale havia uma elevação denominada Tofete, onde ímpios queimavam seus próprios filhos. Esse vale se situava ao sudoeste de Jerusalém; nesse local, antes da conquista de Canaã pelos filhos de Israel, cananeus ofereciam sacrifícios humanos ao deus Moloque. Terminados os sacrifícios humanos, o local ficou reservado para depósito do lixo proveniente da cidade de Jerusalém. Juntamente com o lixo vinham cadáveres de mendigos encontrados mortos na rua ou de criminosos e ladrões mortos quando cometiam delito. Esses corpos, às vezes, eram atirados onde não havia fogo, aparecendo os vermes que lhes devoravam as entranhas num espetáculo dantesco e aterrador. É a esse quadro que Isaías se refere no capítulo 66 verso 24 do seu livro.  Por tais circunstâncias, esse vale se tornou desprezível, amaldiçoado pelos judeus e símbolo de terror, da abominação e do asco e foi mencionado por Jesus com essas características. Ser atirado ao Geena após a morte, era sinônimo de desprezo ao morto, abandonado pelos familiares, não merecendo nem mesmo uma cova rasa, estando condenado à destruição eterna do fogo. O vale de Hinom era um crematório das sujidades da cidade de Jerusalém. O fogo ardia constantemente neste sítio, e com o objetivo de avivar as chamas e tornar mais eficaz a sua força lançavam ali enxofre. Devido a essas circunstâncias, Jesus com muita propriedade usou esse vale para ilustrar o que seria no fim do mundo a destruição dos ímpios, sendo queimados na Geena universal.

“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 João 4:8, 16). Um Deus que é Amor JAMAIS iria queimar alguém por toda a eternidade; Sua justiça e misericórdia não permitem isso; E mesmo se Ele o fizesse, a dor, o sofrimento e o luto, não deixariam de existir; as pessoas iriam blasfemar eternamente no “inferno” e assim o pecado seria eterno, por isso essa doutrina contradiz claramente o que ensina a Bíblia em Apocalipse 21.4: “Ele (Deus) enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”

Confie no amor de Deus Pai. Vá a Ele sem temor, pois o Senhor lhe ama e lhe quer bem. Ele tem muito mais a oferecer-lhe do que um lago de fogo. Aceite a JESUS CRISTO como teu Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador! Procure a Igreja que prega a Esperança: http://www.encontreumaigreja.com.br/ E verá que a cada dia Jesus Cristo lhe mostrará o amor do Pai por ti, tornando você uma pessoa cada vez melhor, cada vez mais mais feliz e cada vez mais confiante quanto ao futuro!

“Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor JEHOVAH; Portanto, convertei-vos e vivei”. Ezequiel 18:32.

ceu-azul-270cm-x-2-0cm-paineis-fotograficos
Olhe para os Céus, que é para onde fomos feitos!

=================

*A menos que haja alguma indicação, todas as citações são da Bíblia Sagrada Almeida, Revista e Corrigida (2009, SBB)

Encontre uma Igreja:

http://www.encontreumaigreja.com.br/

Estude mais em:

Anúncios

5 comentários sobre “As Escrituras ensinam o “tormento eterno” no Inferno?

  1. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. Mateus 25:46

    E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10 (falso profeta é pessoa)!

    E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
    Lucas 16:23
    E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Lucas 16:24

    Curtir

  2. NORMALMENTE AQUELES QUE NAO ENXERGAM O TORMENTO ETERNO NAS ESCRITURAS ESTAO A CAMINHO DELE. NÃO VIVEM EM SANTIDADE, MAS EM PECADO! NÃO PODEM CONHECER A VERDADE PORQUE NÃO TEM O ESPIRITO SANTO NEM É HONRADO POR DEUS (COM REVELAÇÕES) POR NÃO HONRAM A DEUS!
    porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. 1 Samuel 2:30

    Curtir

  3. Então, se a sua mão ou o seu pé faz você tropeçar, corte-o e lance-o para longe. É melhor para você entrar na vida aleijado ou manco do que ser lançado com as duas mãos ou os dois pés no fogo eterno. (Mateus 18:8)
    TRADUÇÃO NOVO MUNDO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
    (VEJA QUALQUER TRADUÇÃO EXISTENTE)

    Também, se o seu olho o faz tropeçar, arranque-o e lance-o para longe de você. É melhor para você entrar na vida com um olho só do que ser lançado com os dois olhos na Geena ardente. (Mateus 18:9)
    TRADUÇÃO NOVO MUNDO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
    (por que será que Jesus diz ser tão ruim assim ser lançado na geena?)

    ao passo que os filhos do Reino serão lançados na escuridão lá fora. Ali é que haverá o seu choro e o ranger dos seus dentes. (Mateus 8:12)
    TRADUÇÃO NOVO MUNDO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
    Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
    Mateus 25:30 (PARA CHORAR E RANGER DENTES? NAO MORREU?)

    Curtir

  4. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Mateus 3:12

    E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. Apocalipse 14:9-11

    Curtir

  5. Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. Judas 1:7

    Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.
    E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
    Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. Judas 1:13-15

    E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.
    E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne.
    Isaías 66:23,24

    Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. Mateus 26:24

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s